[ editar artigo]

1-Fique atento – seu nível de atenção, revelará seu nível de interesse!

1-Fique atento – seu nível de atenção, revelará seu nível de interesse!

Olá, que bom que você voltou para ler a continuação do meu artigo Como lidar com as pessoas? Nesse artigo, vamos tratar sobre o primeiro elemento dos 7 elementos para melhorar nossos relacionamentos.

Então vamos lá... o primeiro elemento é: Fique atento - seu nível de atenção, revelará seu nível de interesse! Como diz o ditado: "Respeito é bom...", e dar atenção às pessoas é uma demonstração de que você as respeita!!! Claro, tem momentos que talvez não seja possível dar tal atenção devido há alguma urgência! Perceba que grifei a palavra urgência, por quê?

Se queremos semear bons relacionamentos, sejam eles na vida profissional como na vida pessoal, só podemos nos dar o "luxo" de não dar atenção em caso de urgências e nada além disso. Pois como diz o título desse artigo, seu nível de atenção irá demonstrar seu nível de interesse. Logo, muita atenção, muito interesse! Pouca atenção, nenhum interesse! Vamos falar a verdade, quem é que gosta de sentir que sua presença não é interessante?

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Sei que com a ascensão dos smartphones, no geral o nível de atenção das pessoas diminuiu. Pare pra pensar, que esse é um dos motivos que tem feito com que as pessoas "achem" que está cada vez mais difícil relacionar-se com gente. Veja o que fala o IBC Coaching:

Uma pesquisa realizada pela VitalSmarts Brasil, uma empresa que é especializada em comportamento corporativo e desempenho organizacional e hospedada no portal Canaltech comprova que até mesmo os usuários, em um número de 89% dos entrevistados, acreditam que a utilização destas tecnologias prejudica relacionamentos, e 90% deles afirmam que ninguém deveria checar o celular e suas redes quando estiverem tendo interações pessoalmente com alguém. Porém, sabemos que essa não é a realidade. Dentre os entrevistados, 1 entre 4 afirmaram já ter tido sérios problemas com pessoas próximas por conta de dispositivos móveis e internet.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Logo, precisamos fazer a seguinte pergunta: Queremos ou não, nos dar bem com as pessoas? Ou nosso mundo paralelo (virtual) é mais importante? Pense nisso! Pois muito do nosso desenvolvimento está ligado àquilo que damos prioridade. Quero deixar aqui algumas dicas que podem nortear nossa capacidade de dar atenção às pessoas, seguem elas:

  1. Use uma agenda: seja no papel ou até no celular. Se vai conversar com clientes ou amigos, marque em sua agenda como se fosse um compromisso (que na verdade é). Por quê? Criando esse hábito, com o tempo você irá se organizar para preparar tudo com antecedência, e quando estiver diante das pessoas, poderá dirigir atenção total.
  2. Aprenda a deixar seu Smartphone no silencioso: sei que isso pode ser motivo de surtos em algumas pessoas, mas é isso mesmo! Quem disse pra você, que é necessário responder tudo na hora? Salvo exceção de dias chaves (e nem todo dia é dia chave), mude seu hábito de ter a NECESSIDADE, de precisar responder ou ver ou saber tudo na hora.
  3. Aprenda a desligar-se do mundo exterior: sendo um dia normal, desligue do mundo exterior, e dê a atenção merecida à pessoa que está com você. Trate ela, como você gostaria de ser tratado (a).
  4. Use sua imaginação: no momento da conversa, deixe sua imaginação montar a história que a outra pessoa está contanto, assim você faz com que sua mente tenha o foco na conversa, e impede de você ficar pensando em outras coisas.
  5. Ame as pessoas: como diria o poeta:
É preciso amar as pessoas como se não houvesse o amanhã, e se você parar pra pensar, na verdade não há.

Ame as pessoas, doe seu tempo! Claro sempre com ponderação e priorizando tudo o que é importante pra você, mas invista tempo e atenção em suas relações. Você não irá se arrepender.

Sendo assim, se queremos lidar bem com as pessoas, precisamos priorizar nossas ações. Acredite, quanto mais atenção der para alguém, mais você ganhará administração. Tal atitude abrirá portas pra você e tenha certeza, que assim, sua carreira será promissora e com situações surpreendentes.

TAGS

Enter

Clube GBG Curitiba
Eduardo Macedo
Eduardo Macedo Seguir

Master Coach com ênfase Inteligência Espiritual, MBA em Liderança e Gestão Estratégia e a Pós-Graduação em MKT Digital e Mídias Sociais. Sou escritor, palestrante e também empreendedor! Será um prazer te conhecer!!!

Ler matéria completa
Indicados para você